top of page
  • blogviajantee

Rila, um passeio pelas montanhas na Bulgária.

Um roteiro de meio dia até a cordilheira de Rila, onde se localiza o mais importante mosteiro da religião ortodoxa búlgara e, retornando a Sófia, visita à Igreja de Boyana, patrimônio mundial pela UNESCO.

A cordilheira de Rila é a mais alta da Bulgária e de toda península balcânica, atingindo uma altitude de 2925 metros em seu ponto mais alto, o Musala. Por esse motivo é muita visitada por turistas que buscam o local para caminhadas, esportes radicais (como o esquí e o snowboard) ou para chegar a um dos mais importante pontos turísticos da Bulgária, o Mosteiro de Rila.


Procure pelas melhores opções de hospedagem na cidade de Sófia clicando aqui!

Procure pelas melhores opções de hospedagem na região de Rila clicando aqui!



No ínicio da tarde, logo após almoçarmos, partimos de carro de Sófia para um passeio bate-volta em direção à cordilheira de Rila. Logo ao sair da capital, dirigimos por uma auto-estrada sem pedágios, bem sinalizada e em ótimas condições por cerca de uma hora (80 quilômetros). Depois tomamos uma estradinha estreita, cheia de curvas e por vezes com alguns buracos, por mais 45 minutos (35 quilômetros), subindo a montanha em direção ao Mosteiro de Rila. A estrada é muito bela, e passa relativamente próxima a várias montanhas com seus picos nevados.


Estrada a caminho da Cordilheira de Rila com vista para picos nevados


Placas de trânsito em ambos os alfabetos (cirílico e romano)


Estrada subindo em direção ao Mosteiro de Rila


Chegamos então ao mosteiro e deixamos o carro no estacionamento logo em frente a um custo de 5 Levs por automóvel, para então ingressarmos no local, cuja entrada é gratuita (apenas a entrada nos museus é paga). O Mosteiro de Rila é o maior e mais famoso mosteiro da religião católica ortodoxa da Bulgária. Foi fundado em 927 pelo eremita São João de Rila (Sveti Ivan Rilski), protetor da Bulgária, que vivia em uma caverna próxima da localização atual do mosteiro. O mosteiro no local que existe atualmente é obviamente mais recente e teve sua construção iniciada no século XIV. Atualmente é um dos monumentos turísticos mais importantes de toda Bulgária, sendo patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1983 e recebendo centenas de milhares de turistas todos os anos, fato este que o fez ser conhecido como o "Tesouro da Bulgária".


Mosteiro de Rila


O mosteiro é simplesmente magnífico e está localizado em um lugar isolado em meio as montanhas. Infelizmente o dia estava fechado e pouco conseguíamos ver dos picos nevados próximos ao local. A igreja principal, localizada na parte central do mosteiro é rica em detalhes, com uma bela pintura e muitos afrescos, tanto em seu interior como em seu exterior. Fotos no interior não são permitidas. Ao lado da igreja principal, uma pequena loja de souvenirs, onde é possível comprar vários itens religiosos e imagens de santos. Nessa loja compramos uma pequena imagem de São João de Rila.


Afrescos no exterior do Mosteiro de Rila


Após visitar o belo mosteiro, retornamos a capital Sófia para então concluir nosso dia. Porém, como ainda era final de tarde, e tínhamos algumas horas antes de escurecer, decidimos fazer uma parada em mais um ícone da religião ortodoxa búlgara: a Igreja de Boyana (Boyanska tsărkva). Essa igreja é também conhecida como Igreja de São Nicolau e São Pantaleão e foi construída entre o final do século X e o ínicio do século XI. A religião católica ortodoxa, diferentemente da religião católica romana, não permite a reprodução de imagens de santos por meio de esculturas, e por esse motivos em igrejas dessa religião as imagens são sempre pinturas. E foi justamente devido a presença de antigos e raros afrescos medievais, pintados nas paredes da Igreja Boyana, que esta foi inscrita, no ano 1979, como patrimônio mundial pela UNESCO. É possível estacionar na rua próxima ao local gratuitamente e o ingresso na igreja custa 10 Levs por pessoa, porém infelizmente não é fotos não permitidas em seu interior.

Igreja Boyana


Igreja Boyana

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page