top of page
  • blogviajantee

Asenovgrad e Bachkovo, um pequeno roteiro nas Montanhas Rodope.

Atualizado: 6 de jul. de 2022

Um roteiro de meio dia passando por Asenovgrad, local de um dos mais belos pontos turísticos da Bulgária e pela vila de Bachkovo, com seu importante mosteiro ortodoxo.

Asenovgrad é uma cidade da Bulgária, com população de aproximadamente 60 mil habitantes. Foi fundada pelos Trácios entre os anos 400 e 300 a.C. sob o nome de Stenímachos, porém seu atual nome homenageia João Asen II (Ivan Asen II), czar da Bulgária entre 1218 e 1241, durante o Segundo Império Búlgaro. Seu tio Pedro II e seu pai João Asen I foram os fundadores e primeiros czares do Segundo Império Búlgaro ao reconsquistarem o local, derrotando os Bizantinos.


Procure pelas melhores opções de hospedagem na cidade de Asenovgrad clicando aqui!

Procure pelas melhores opções de hospedagem na vila de Bachkovo clicando aqui!



No ínicio da tarde partimos da bela Plovdiv em direção à Asenovgrad, e após dirigirmos por aproximadamente meia hora em uma bela estrada búlgara entre montanhas, chegamos ao primeiro ponto turístico do roteiro, a Fortaleza de Asen (Petrich). Essa fortaleza medieval se localiza nas Montanhas Ródope, um pouco afastada do centro de Asenovgrad, e foi construída muito provávelmente no século XI. Porém, foi durante o século XIII que ela passou por grandes ampliações, a mando do então czar da Bulgária, João Asen II. Deixamos o carro em um pequeno estacionamento bastante próximo à fortaleza a um custo de apenas 1 Lev e para adentrar o local, não foi preciso pagar.

A Fortaleza de Asen atualmente se encontra em ruínas, porém uma única construção se mantém muito bem preservada, a Igreja da Santa Mãe de Deus, construída provavelmente no século XII. Essa pequena igreja ortodoxa feita de pedras é simplesmente encantadora e somado ao fato de estar localizada sobre uma íngreme montanha com uma bela vista, faz desse um dos lugares mais intagramáveis da Bulgária e com certeza o meu ponto turístico favorito em todo país.

Igreja da Santa Mãe de Deus


Interior da Igreja da Santa Mãe de Deus


Saímos então de Asenovgrad e dirigimos por volta de 20 minutos até o pequenino vilarejo de Bachkovo, de apenas aproximados 350 habitantes, onde visitariamos mais um importante local do país, o Mosteiro de Bachkovo. Deixamos o carro em um dos estacionamentos próximos ao mosteiro a um custo de apenas 3 Levs e começamos a caminhar por uma ruazinha onde locais vendem produtos artesanais, como mel, geléias e cerâmicas.

Produtos coloniais búlgaros


Cerâmicas búlgaras


O Mosteiro de Bachkovo, também conhecido como Mosteiro da Assunção da Virgem (Uspenie Bogorodichno), de religião católica ortodoxa, foi fundado em 1083, época em que a Bulgária estava sob domínio do Império Bizantino. Atualmente é considerado o segundo mosteiro mais importante da Bulgária, atrás do Mosteiro de Rila. O ingresso ao Mosteiro de Bachkovo é gratuito.


Entrada do Mosteiro de Bachkovo


Ao adentrarmos o mosteiro, fomos abraçados por um ar de tranquilidade. O local é muito silencioso e aconchegante, mesmo sendo frequentado por uma grande quantidade de visitantes, que em sua maioria são búlgaros e não turistas estrangeiros. Duas importantes igrejas ortodoxas estão no interior do mosteiro: a Igreja dos Santos Arcanjos, cuja primeira construção data do final do século XII; e a Igreja da Assunção da Virgem, construída em 1604.

Igreja dos Santos Arcanjos


Igreja da Assunção da Virgem


Deixamos então o mosteiro, e antes de retornar à capital Sófia, ainda tivemos tempo de fazer uma parada naquela ruazinha antes do mosteiro, para degustar um peculiar doce búlgaro e então concluir esse pequeno roteiro por mais uma bela região da Bulgária.

Doces búlgaros

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page